quinta-feira, 1 de maio de 2014

A coleção da Maria Raposa

 
Não é novidade para ninguém que a minha filha Matilde foi operada no final do ano passado no Hospital de Santa Maria. Tal como também não é novidade para ninguém que eu fiquei completamente agradecida para toda a vida a toda a equipa da cirurgia pediátrica. Foram incansáveis, super humanos, amigos, simpáticos e, claro e cima de tudo, profissionais de excelência. De tal forma correu tudo tão bem que quando voltamos às consultas é um dia de festa para a Matilde que mostra um enorme sorriso por ir ao hospital. Curioso, não é?! Foi isso que aconteceu esta semana: fomos lá dois dias, a duas consultas, e entrámos e saímos de sorriso na cara. Com um sorriso na cara e não só. Trouxemos connosco toda a coleção da Maria Raposa, a mascote daquele que será o novo Centro Ambulatório Pediátrico Maria Raposa (http://83.240.153.196:8082/index.php/36-artigo/noticia/132-maria-raposa).
Atualmente, as consultas de pediatrias são dadas num pavilhão pré-fabricado que começa a ser muito pequeno para o número de crianças que acolhe. No total, o departamento de pediatria do Hospital de Santa Maria acolhe por ano 71 130 crianças em consultas, 7 001 em hospital de dia, 47 138 em urgência e 2 916 em internamento. Com o novo centro, serão dadas melhores condições a todos deste enorme universo. O objetivo é as obras começarem brevemente, mas ainda falta angariar muito dinheiro para concretizar o projeto. E foi para isso, para ajudar a realizar uma obra que interessa a todos nós, que sete consagrados autores portugueses se juntaram ao Hospital e escreveram sete pequenas histórias que de certo vão animar as vossas crianças. As cá de casa já não largam a coleção e todos os dias temos lido um diferente. Maria do Céu Machado, diretora clinica do hospital e pediatra de excelência, deu o exemplo e escreveu "Maria Raposa que-não-tinha-medo-de-nada", o primeiro a ser lido cá em casa! A este junta-se "Vaidosa Raposa Gulosa" de José Luís Peixoto, "Numa manhã de verão aqui mesmo no jardim", de Luísa Beltrão, "Aqui", de Rita Ferro, "A Raposa que não gostava do seu nome", de Maria João Lopo de Carvalho, "Maria Raposa e o Dragoeiro Mágico" de Luísa Ducla Soares, e "A Maria Raposa, o menino André e o dragoeiro" do recém desaparecido Vasco Graça Moura. Todos os livros muito diferentes entre si, mas todos muito giros para os serões de leitura com a pequenada. Destaque ainda para as ilustrações do livro de Luísa Ducla Soares que foram feitas pelas próprias crianças internadas na pediatria do hospital. Notável!
Cada livro custa apenas 3 euros e a coleção inteira é vendida por 20 euros. Uma pequena gota que vai com toda a certeza fazer crescer um enorme oceano e fazer a diferença no futuro.
Posso pedir-vos para comprarem esta coleção? Não só vão fazer felizes as crianças aí de casa, como as desconhecidas que passam a qualquer minuto no Hospital.
Se quiserem saber mais podem sempre enviar um e-mail para acsmmariaraposa@gmail.com ou ligar o 96 118 56 13.
Mas comprem os livros... sim? Afinal, estamos a um mês do Dia Mundial da Criança!
A coleção está à venda no hospital, mas também nas lojas FNAC.

Nenhum comentário: