sábado, 31 de dezembro de 2011

Para abrir as hostilidades!!


Hoje, o dia começou com umas belas panquecas ao pequeno almoço... maravilha!
Bom dia e Feliz Ano Novo!!!

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Preparativos


Não sou grande fã de Passagens de Ano. Nem sei bem porquê, mas de facto não sou. Custa-me perceber porque raio deitamos foguetes por ver um ano ir embora, ainda por cima se ele não nos trouxe directamente nada de mal, se continuamos a estar com aqueles que mais amamos, se estamos bem e os nossos estão de bem. E porquê brindar ao ano novo que não sabemos o que nos vai trazer, o que nos pode fazer, o que nos pode levar. Ao mesmo tempo gosto da sensação de começar de novo. De ter novas ambições, projectos, desejos. De arregaçar as mangas (nem que seja só nos primeiros dias) e pôr em curso algo há muito esperado. É por isso, uma noite que não deve ficar em branco, que deve ser assinalada. Mas ao meu gosto, sem grandes confusões, euforias gritantes. Já fui para o Algarve, já fiquei mais perto de uns, mais longe de outros, mas o que eu gosto mais é de estar tranquila. Troco música aos berros por uma boa noite de conversas. Gosto de fazer brindes e dar abraço e, acima de tudo, ouvir, ouvir os outros. E é nisso que estamos a trabalhar. Nada de muito espectacular, mas com alguns apontamentos. Quero passar a noite junto dos meus, dos 1 aos 85 (literalmente), mas vamos todos dançar, beber e festejar. Festejar sobretudo ao facto de estarmos novamente todos juntos. Sempre.

So far, so good

Hoje estou sozinha em casa com eles os três. Tenho mil e uma coisas para fazer, mas até agora estou a cumprir surpreendentemente. O F está com uma senhora dona constipação e a M anda numa altura em que chora se eu saio do raio de visão dela por um milésimo de segundo. A C quer atenção, quer que brinque com ela, que a jude a pintar com aguarelas, que cozinhe com ela, que vista bebés... Ando tão depressa cá em casa que até faço vento, mas até agora tudo bem. Já tirei a loiça da máquina, já tirei a roupa e estendi. Já fomos todos à rua tirar fotocópias para o processo da Emel, já fomos aos correios para enviar a prometida carta regista com aviso de recepção, etc, etc. Fomos comprar fruta e legumes e encomendar pão e queijinhos frescos para festa de amanhã. Fomos ao supermercado, à farmácia e ao talho. A meio caminho ainda parámos na pastelaria para fazer um lanche e com uma pausa rápida no parque. Viemos para casa e já fiz duas sopas: uma para a mais pequena com carne, outra de legumes para os mais crescidos. Fiz almondegas e arroz. Dei-lhes o almoço e já dormem os dois mais novos. Entretanto fui ao lixo porque não se aguentavam as fraldas com cocó. Segue-se uam tarde longa. Quero passar a roupa toda porque numa família de cinco elementos roupa é sinónimo de praga e eu não quero levar pragas para o ano novo. Prometi-lhes que iam andar de trotinetas e tenho que lhes dar banho, arrumar a cozinha, apanhar mais roupa e tudo e tudo e tudo. Ufa, que até a escrever fico cansada!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Eu não acredito nelas, mas que as há, há

E eu acho que devia consultar uma, a ver se esta onda menos boa passava. Oh, bolas, eu que não nada de me queixar, tenho que desabafar. Primeiro fui eu que uns dias antes do Natal fiquei com uma bela de uma pneumonia que ainda me mantém a antibiótico. A minha sogra foi internada um dia depois e ainda permanece no Hospital, o que implica que na altura em que devia ter mais apoio, estou completamente entregue a mim. Seguiu-se uma semana de multas e desentendidos absurdos. Mais trabalho, mais coisas para resolver. Ontem, quando chego à escola dos miúdos tinha a cria mais nova com a cara feita num bolo: caiu e bateu num carrinho. Lindo serviço. E agora, há coisa de minutos, ligam-me a dizer que o F estava com 38,8º. Mais nada? Hum?

A Loja da Amélia


Se eu pudesse nunca punha os meus pés num supermercado. Adoro o comércio tradicional, as lojas de rua, as pessoas do bairro. Adoro mercearias e frutarias e todas as suas cores e cheiros. E a qualidade dos frescos nunca tem comparação. Normalmente, tudo o que é fruta e legumes compro na Loja da Amélia (sitio aliás já muitas vezes aqui falado e até alvo de uma reportagem do Jornal Expresso). E o pão, senhores? Uma maravilha.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O estado do nosso país (3 em 1)

No início desta semana, o meu marido regressa a casa depois de mais uma visita à mãe, que continua internada, já há duas semanas, e diz: Afinal, parece que a minha mãe não tem nenhuma vertebra partida? Oi? Então a senhora passa o Natal imobilizada, no Hospital e agora vêm dizer que afinal foi um engano. Hum??? Dá medo. Quero acreditar que há uma boa razão nisto tudo.

Hoje, pouco passavam das oito da manhã e liga-me o meu marido a avisar de um radar numa "espécie" de via rápida aqui de Mafra. Tem duas faixas, é uma recta sem qualquer passadeira, não tem sinais e deveria servir para se andar um pouco mais depressa. Mas não. Hoje estavam a multar com 300 euros quem ultrapassasse os 50 km/h. O meu marido foi, pois claro, um dos escolhidos para ajudar o país nesta altura má. Quando desligo o telefone, a minha filha mais crescida que estava atenta à conversa diz: Os polícias se andassem atrás dos ladrões em vez de multar, não faziam melhor? Pois é, parece que uma mente de 5 anos é mais esperta que muitas de 50.

Entretanto, eu hoje passei a manhã inteira na Emel, na Pinheiro Chagas, para NADA. Por causa de uma multa de Abril de 2010 em que eu tinha pago parquímetro. Quem me atendeu ficou de boca aberta. Foi falar com a colega que também ficou. E andamos todos assim, com cara de parvos, a ver o tempo a passar. Às tantas e depois da senhora me ter dito que tinha que enviar nova carta registada para a morada XPTO, eu pergunto: Mas o que fazem vocês aqui se não podem resolver isto? Aqui só estamos para cobrar multas. Muito bem. Muito bem, mesmo.
É o país que temos.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Quero, logo trabalho V


Sim, eu sei que 2012 não vai ser para grandes feitos, mas nada me impede de sonhar, certo? O trabalhar para sobreviver não me serve, gosto de ter mais ambição. Só assim fico mais motivada. E viajar é das coisas que mais prazer me dá. Ainda não fui a Nova Iorque e quero tanto ir. E é daquelas viagens que gostava de fazer nesta altura do ano, antes do Natal, porque na Passagem de Ano já me cheira a confusão a mais para o meu nariz. Ora, se quero, toca a trabalhar e a pôr umas moedinhas de parte... vamos lá!!!