quinta-feira, 31 de maio de 2012

Festas, festas e mais festas

As festas de Lisboa começam hoje e no dia 10 de Junho está previsto um concerto que promete e que muitos já falam, com Sérgio Godinho a convidar Jorge Palma, Manuela Azevedo (Clã) e os Virgem Suta para uma noite na Praça do Comércio. Sérgio Godinho pretende evocar “40 anos de canções”, oferecendo aos lisboetas músicas que atravessam gerações, mas também dando a conhecer as novas sonoridades contidas no seu último disco “Mutuo Consentimento”.
Mas amanhã, 1 de Junho, começam também as Festas de Oeiras, como sempre, com muitos e bons convidados como Rita Redshoes, que canta no Jardim Municipal de Oeiras já no sábado, dia 2, Jorge Palma, a actuar no próprio Dia do Municipio, no feriado 7 de Junho, e Boss AC, na sexta-feira, 15.
E o que é melhor nisto tudo? O facto dos concertos serem todos à borla. TODOS!
É verdade que o ano é de crise, é, mas também é verdade que ficar em casa a chorar não resolve, nunca resolveu e nunca vais resolver nada. Por isso, haja festas e alegria. Depois, logo se vê. Com o espírito alegre, tudo pode ser mais fácil. E além disso, não se paga nada em nenhum dos concertos. Haja vontade de enfrentar multidões!
Ah! e claro, pode sempre aproveitar e ir comendo uma sardinha...

Então, domingo cá nos encontramos!

Só para que conste

Eu achava que tinha um filho muito despistado, traquinas, bruto como uma porta, forte e irrequieto. Achava. Achava até a mana mais nova pôr as garras de fora e mostrar quem nasceu para dar trabalho. Para que conste, a pequena criatura de um ano e meio, duas semanas depois de ter aberto a testa, caiu na terça-feira de nariz no chão quando tentava subir para o parapeito da janela. Assim, num segundo, dou uma bolacha para a mão e ela vai decidida a sentar-se para lanchar nos sítios mais improváveis de todos. Mas, ontem, minha filhota mais rabina, saiu da cama sozinha, pelas 23 horas, mais coisa menos coisa. Dizer apenas que a cama dela tem uma altura de cada lado que ultrapassa os 50 cm de altura, mesmo para que não haja o perigo de cair para nenhum lado enquanto dorme. Mas, com uma costela de macaco trepador, a pequena criatura, não sei como, consegiu erguer-se e sair para o lado de fora. Dá para imaginar que quando a vi fora da cama ia tendo um ataque cardíaco, não dá?
E a partir de agora como posso eu dormir descansada...?

quarta-feira, 30 de maio de 2012

“Ruin'Arte”

Há anos que gosto e aplaudo, enquanto jornalista, o projecto “Ruin'Arte” de Gastão de Brito e Silva. É impressionante como, a partir de edifícios abandonados e degradados, este autor consegue fazer arte. O projecto é uma forma de chamar a atenção para o abandono do património arquitectónico em Portugal e de facto, o que não falta por este país fora são monumentos, antigos palacetes, antigas escolas, fábricas, e sei lá mais o quê, entregues aos efeitos do tempo. E pensar que há tanta gente desempregada neste país que só queria ter a possibilidade de revitalizar um destes edifícios através do turismo ou do comércio ou da restauração, por exemplo. O que isso não iria trazer de benefícios para este país mergulhado cada vez mais no desespero de quem fica sem emprego? Gastão de Brito e Silva faz e bem a parte de denunciar o tanto património que temos por aí a cair aos bocados, literalmente. Consegue dar-lhe uma perspectiva tal que torna o feio em bonito. E estas que são almas penadas da arquitectura nacional passam a ser estrelas de fotografia. Ao menos que sirvam para isso... inspirar a fazer arte.


Para quem não conhece fica a dica de duas exposições que, curiosamente, estão a acontecer em simultâneo, no Centro Cultural de Cascais, mas também no Casino Lisboa, sobre o trabalho de Gastão de Brito e Silva. “Ruin'Arte – o lado romântico de cada ruína” é uma mostra de fotografia a ter em conta por quem gosta desta arte. No casino Lisboa, a exposição está patente até 18 de Junho, e no Centro Cultural de Cascais, até 8 de Julho. Ambas têm entrada gratuita. Bom, não é?

Rock in Rio - Lisboa 2012



Depois de falhar o primeiro fim-de-semana por motivos de força maior (acreditem que tenho motivos mais que suficientes para me fechar em casa e não querer sair tão cedo) não quero nem posso falhar o segundo fim-de-semana. Vamos ver...
Entretanto acho este trabalho muito giro, muito giro. De facto o Rock in Rio vale muito mais por tudo o que organiza do que propriamente como um festival de música ou um conjunto de concertos. Eu sou fã da Cidade do Rock e acho que só faz bem a Portugal.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Ai’s Sushi (ou o maravilhoso sushi da Ai Sasaki!)


No domingo passado tivemos festa em casa dos nossos amigos japoneses. Outras das coisas boas que a maternidade nos traz são os amigos que fazemos através dos nossos próprios filhos. Há pais de coleguinhas da escola que nos surpreendem pelo melhor e acabam por se tornar em nossos próprios amigos. Foi assim que conhecemos a Ai, uma japonesa encantadora que faz este magnífico sushi que vêem na fotografia. Foi a segunda vez que comemos sushi em casa dela e na própria festa de Natal da Escola ela fez questão de levar também sushi para todos os pais e também crianças comerem. É mesmo muito bom. Tão bom que ela resolver pôr mãos à obra e fazer sushi para fora. Não só leva a casa, a pedido de cada um, como também organiza workshops. E ela é mesmo um doce de pessoa, fazendo parecer que tudo é fácil na cozinha. Eu sou completamente fã. Se quiserem saber mais podem ver a página que ela criou, http://www.aissushi.com, que demonstra bem o profissionalismo de que falo.  

48 horas de mãe solteira

Mais uma vez, os meus filhos provam-me como as crianças são o melhor do mundo e como se adaptam melhor à diferença de que nós adultos. Ontem estávamos só os quatro: eu e eles os três. É esquisito dizer “só” os quatro, porque de facto só os quatro somos muitos e fazemos muito barulho. Mas não estávamos os cinco. O pai não estava. Há uns dias lesionou-se a fazer surf e foi operado ontem e os miúdos aceitaram na perfeição esse facto. Ia eu para casa a pensar que ia cair o carmo e a trindade por o pai não estar e sobretudo porque estava no Hospital e não havia como mentir-lhes. Falei demasiadas vezes ao telefone sobre a operação, pelo que não tinha como inventar que quem estava a ser operado era o vizinho de cima e o pai tinha ido de férias para o Brasil. Além de que acho mesmo que devemos contar as coisas todas, desvalorizando, obviamente e transmitindo plena confiança. Eles sabem que o pai foi ao hospital e que hoje já vai dormir a casa. Mas o mais curioso de tudo foi como eles se adaptaram à mudança. Ontem, desde que os fui buscar à escola até hoje de manhã não fizeram uma única birra. Foram para casa sem dramas e nem pediram para dar mais uma voltinha de bicicleta/trotineta/skate. Foram para casa sem gritos, tomaram banho tranquilos, comeram lindamente, sem birras e depois de lavar os dentes adormeceram logo que se deitaram na cama. Eles sabem quando é preciso ajudar. Sabem. E ontem viram que as coisas não estavam normais e não choraram, não reclamaram, não deram qualquer problema. Arrumei a cozinha tranquilamente, a horas decentes e não deixei a casa em estado de sítio como pensei que ia acontecer. Umas riquezas, estas minhas três crias! E estão mesmo de parabéns! Uns crescidos!


(e sim, já estou preparada para a grande confusão de hoje, quando tiverem de novo o pai em casa... isso é que vai ser!)