sábado, 8 de agosto de 2020

Férias com um cão é possível? Em Monsaraz, sim!

 
Conheci Monsaraz há cerca de 15 anos com a minha amiga Rita Sá que durante muitos anos desenvolveu muito bem o turismo no Alentejo. Desde então já fomos para Monsaraz 4 vezes, tal o nosso encanto. Já fomos só os dois com uma bebé de meses, já levámos amigos, já fomos no verão, já fomos no inverno, mas esta foi a primeira vez que fomos com a Praia Fluvial a funcionar em pleno e com um cão. E para começar só posso dizer que foi espetacular.
 
Marcámos de véspera (incrível, não é?) e após uma busca rápida de alojamento que permitisse cão. A ver pelas imagens disponíveis, o Charme de Monsaraz parecia ser simpático mas foi muito mais que isso:  É uma casa encantadora. Uma casa antiga totalmente remodelada, com pormenores de verdadeiro charme, com uma lareira enorme, um pátio interior  e um duche que nos permite tomar banho de janela aberta, quase deixando ver as estrelas! Fica encostado às muralhas, em frente à Estalagem de Monsaraz, o que permite percorrer as ruas até ao Castelo sem mexer no carro que fica estacionado à porta. 
 
 
Para a Praia fluvial distam nem 10 minutos e foi lá que passamos as grandes horas de calor. não fomos para o areal, porque não é permitido cão, mas a praia tem uma área de piquenique circundante com grandes carvalhos encarregues de dar sombra durante todo o dia e com o Lago Alqueva em todo o redor.

Escolhemos sempre a mesma mesa, com uma vista incrível. Nunca precisamos de correr ou deixar nada a guardar lugar. O espaço esteve sempre muito composto, mas sem grande ou exagerada lotação. Tivemos sempre lugar na esplanada quando assim o quisemos e onde experimentamos Lagostins, um delicioso Gaspacho alentejano, entre outros petiscos refrescantes para aguentar os quase 40º que se faziam sentir. Foi também no Centro Náutico, Restaurante e Barcos, que surgiu a conversa de fazer um cruzeiro na hora do Pôr do sol. Mas e o cão? Pois o cão não tem problema algum. Em menos de nada, ficámos a saber que é permitido fazer o passeio com a companhia dos quatro patas, desde que estes obviamente não provoquem mal estar entre os restantes passageiros. A Ginja é a cadela mais doce e calma que conhecemos, mas não deixa de ser um animal com toda a sua imprevisibilidade e por isso tenho que confessar que fiquei um pouco com o pé atrás, mas sem razão, porque correu tudo muito bem.
Fomos no cruzeiro com ela e ela nem se fez notar. Quando chegámos à Ilha dourada (com areia es-pe-ta-cu-lar que brilha como ouro!) para o prometido mergulho, atirou-se à água como é seu costume sem perturbar ninguém. 
 
Pensámos em fazer o cruzeiro apenas porque sim, para ser um momento diferente vivido por todos, mas superou as nossas expectativas. Já tínhamos feito um passeio num barco casa e até outro cruzeiro com direito a uma lanchinho simpático, mas este foi o mais simples e ao mesmo tempo o mais encantador. A escolha da hora do pôr-do-sol foi certeira. Que lindo! Além de que a história da ilha dourada confere de verdade, a areia tem uma argila dourada que se prende aos pés quando caminhamos e faz um efeito extraordinário quando calcamos a beira mar. 
 
 
Sobretudo pelo contexto que estamos a atravessar, mas também porque muitas vezes é mais confortável para os miúdos jantar em casa, optámos quase sempre por cozinhar, mas levámos uma reserva feita logo desde Lisboa: para o nosso muito querido restaurante Sem Fim (que curiosamente pertence ao mesmo dono do Centro Náutico Restaurante Barcos, na praia fluvial). Se fizerem uma busca rápida aqui no blog vão encontrar um post sobre a Sopa de Tomate do Sem Fim, talvez no ano 2007. É assumidamente o nosso restaurante alentejano preferido.

Não há sopa de tomate igual, mas para além disso há muito a experimentar e degustar como o bacalhau verde, a espetada de porco preto com as tradicionais migas, o polvo… enfim tudo uma delícia e onde o que é difícil é escolher. Para além de ser mesmo muito bom, o Sem Fim tem um terraço, nas traseiras, onde é permitido ter cão porque tem uma entrada independente. Obviamente que os cães não podem estar a ladrar ou a incomodar, mas ninguém os impede de estar ali desde que estejam tranquilos e mais uma vez, a Ginja respondeu à altura, mantendo-se inclusivamente debaixo da mesa, numa tentativa vã de ver deixar cair algum pedacinho do nosso prato. 
Ficar hospedado numa casa de charme (sim, o nome não é por acaso), poder fazer um cruzeiro no Alqueva e ainda ir àquele que consideramos um dos melhores restaurantes alentejanos que conhecemos e sempre na companhia da nossa labradora chocolate faz-me acreditar que estamos a caminhar no bom sentido!
 
 
Deixo os contactos para quem quiser fazer um passeio assim:


Charme de Monsaraz
R. de Santo António 3, Telm. 926 018 507
Falem com a Tânia Amaro, uma anfitriã muito simpática e preocupada com o bem estar de todos, incluindo os quatro patas!


Centro Náutico de Monsaraz
961 667 584
Restaurante Sem Fim
R. das Flores 6 A, telm.266 557 471 
Fecha à quarta-feira

Nenhum comentário: