segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Regressar ao Teletrabalho depois das férias

 

O regresso das férias não é fácil para ninguém, por mais baterias carregadas que consigamos ter. No dia do regresso fica sempre uma nostalgia do final das férias que podem demorar a regressar outra vez. Este ano, há ainda uma nova particularidade que é regressar ao trabalho, sem sair de casa, o que pode tornar tudo mais complexo e difícil de definir. Com a pandemia muitas foram as empresas que optaram por programar para Setembro (algumas para mais tarde ainda) o regresso ao escritório depois de meses seguidos em teletrabalho. A ameaça do COVID19 ainda não acabou e a verdade é que a grande maioria soube responder de forma incrível aos desafios do trabalho remoto. Mas significa isto que após as férias, o regresso ao trabalho pode ser feito numa primeira fase em teletrabalho, da mesa da sala, onde ainda há dias se respirava um ambiente de descontração em resultado da pausa tradicional do verão. Para ajudar nesta nova adaptação, recordo cinco regras que devem ser postas em prática sempre, mas que ganham especial importância nesta altura de recuperação do foco:

 

Fazer uma lista de objetivos reais e tangíveis

Uma boa forma de manter o foco é começar cada dia com uma lista de tarefas para fazer, marcando objectivos claros. Quem é adepto do papel, fazer uma lista na agenda, mas para quem é mais tecnológico, o ideal é colocar cada tarefa num horário específico no calendário digital. Assim, cada vez que se aproxima da hora marcada para cada tarefa o computador alerta, o que ajuda a cumprir metas definidas. Não vale a pena fazer objetivos irreais, marcando tudo para o mesmo dia. Isso pode causar frustração por não conseguir, ou simplesmente levar ao desinteresse porque já sabe de antemão que não o vai fazer. Estar a trabalhar remotamente é prova de que merece essa confiança. Para continuar a demonstrar isso aos seus colegas e chefia, não há nada como colocar objectivos a si próprio para ir mostrando o trabalho feito. Nesta altura interessa menos o horário feito, mas sim os resultados entregues.

 

Manter o contacto com colegas do escritório

O Teletrabalho pode ser muito solitário. Nesta altura de regresso em que ainda há muitas pessoas de férias, inclusivamente no seu departamento, telefone a um colega, marque uma video chamada com outro, reserve um dia para um almoço de trabalho. É importante mantermos o contacto, sobretudo com os colegas que sempre nos fizeram sentir mais inspirados. Nesta altura de regresso há menos reuniões por isso pode-se aproveitar para intensificar os contactos pessoais. Um almoço com outro colega numa esplanada ao ar livre e com os devidos cuidados de higiene e segurança pode dar energia para o resto da semana.

Aproveitar para ler ou estudar

Julgo que acontecerá com todos, mas comigo é certinho: ao longo do ano vamos recebendo artigos ou descarregando ebooks que não temos oportunidade de ler no momento, tal a azáfama do dia a dia, mas que guardamos para mais tarde. O mais tarde é agora. Agosto é óptimo para ler aquilo que há muito está guardado naquela pasta digital. Basta criar a rotina de ler um por semana e assim vai chegar às reuniões de setembro com ideias novas, cabeça arruda e sobretudo com o sentimento de que fez algo por si. Não há nada mais desinteressante que um colega que só trabalha, como sempre trabalhou e porque é obrigado a trabalhar, sem aportar novas ideias e conceitos.

 

Reinvente-se

Esta é a altura certa para mudar rotinas Setembro funciona muito como janeiro. São meses que significam inícios, em que se fazem planos e em que se alinham promessas de mudanças. Se há muito que pretende ter outro estilo de vida. Este é o momento. Se quer ter uma vida mais equilibrada pessoal e profissionalmente, este é o momento. É a hora certa para definir o seu calendário diário. Invista tempo a marcar e a reservar horas do seu dia a dia com coisas que a enriquecem. Assim, quando começar a chuva de solicitações para reuniões aqui e ali, essas horas já estão trancadas.

 

A organização é tudo

Toda esta situação que estamos a viver desde Março acelerou de forma impar a nossa adaptação ao digital. Se havia dúvidas ou teimosias, agora já todos conseguimos trabalhar com muito menos papel e organizar o nosso trabalho de forma virtual e digital. Mas, na verdade, esta é a altura ideal para organizar as pastas no nosso computador. Muitas vezes criamos uma pasta mãe e despejamos lá para dentro tudo o que estamos a trabalhar para não ficar no desktop e assim dar o ar de arrumado, quando na verdade está uma grande confusão. Se a grande maioria dos nossos colegas permanece de férias nestes dias de Agosto, podemos dedicar 30 minutos por dia a organizar a drive e as pastas pessoais não partilhadas. A partir de Setembro vamos agradecer este trabalho.

Nenhum comentário: