terça-feira, 2 de julho de 2013

Conhecer Sintra a pedalar


Eu que gosto tanto de andar por Sintra, especialmente a pé, pelo cheiro, pelo fresco, pelo barulho das aves e das árvores, fiquei contente com a chegada desta notícia: a partir de agora há bicicletas eléctricas para alugar! O serviço Park E Bike permite a qualquer visitante visitar a serra de Sintra e seus monumentos sem grande esforço físico. O aluguer da bicicleta pode ser combinado com bilhetes para os parques e monumentos, bem como com visitas guiadas de bicicleta, e os utilizadores podem ainda descarregar a Aplicação para smartphone (onde se encontram os mapas em formato digital) ou requerer um áudio guia. Assim, todos poderão passear por Sintra em contacto direto com a natureza e sem esforço para pedalar nas subidas, bem como sem poluir, sem ruídos, e sem ter que esperar em filas para autocarros ou no trânsito, e muito menos para estacionar.
São sugeridos 3 percursos com diferentes durações (para os quais é possível requerer previamente uma visita guiada) mas cada utilizador pode optar por fazer o seu passeio livremente pela Serra.
O Park E Bike, disponível a partir do centro histórico de Sintra (junto aos CTT) todos os dias da semana, terá um custo de 25 Euros para meio-dia de aluguer e de 35 Euros para um dia inteiro, incluindo a bicicleta, mapa com indicação de percursos sugeridos, uma mala pequena, cadeado, capacete (utilização obrigatória) e, para quem o desejar, pode ser disponibilizado um colete refletor (as bicicletas incluem luzes de segurança e refletores). Existem ainda descontos para quem adquirir bilhete para acesso aos parques e monumentos, à entrada dos quais existem equipamentos para parquear as bicicletas (que não podem circular dentro dos parques por razões de segurança).
No sentido de fazer face à instabilidade meteorológica tão caraterística de Sintra, está prevista a possibilidade de devolução do valor do aluguer caso chova (Good Weather GuaranteeTM).
É ou não uma boa ideia para aproveitar neste verão, sobretudo para quem se prepara para fazer férias em casa?

Nenhum comentário: