terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Filipa Vacondeus

Não consegui acreditar à primeira quando ouvi a notícia. Falei com ela meia dúzia de vezes e entrevistei-a uma, ao mesmo tempo que a vi cozinhar. Sempre tão pronta, tão descontraída e bem humorada. Foi um dos trabalhos que mais gostei de fazer. Custa-me mesmo a acreditar que tenha morrido. Tão incrivelmente jovem. Era daquelas pessoas que não envelhecia. Tenho alguns livros dela, não todos, e não há qualquer dúvida que deixou um legado enorme à nossa gastronomia. Se houve quem soubesse dar lições de como cozinhar para muitos quando para um já era pouco, foi ela. Lembro-me de ouvi-la contar histórias da sua infância e de lhe retribuir com episódios que a minha avó me contava, de "uma sardinha dar para três"! Lembro-me de provar um risoto acabado de fazer e de como estava delicioso. Mas mais importante que tudo isso, lembro-me de chorar a rir com os programas do Herman e da famosa Paprika e mais: de a ver perdida de riso com a brincadeiras também. E quem sabe rir de si próprio, quem se diverte quando os outros fazem paródia consigo mesmo, só pode ser alguém enorme. Eu gostava tanto da Filipa Vacondeus...
Hoje, fiquei triste.

Nenhum comentário: