domingo, 23 de outubro de 2016

A felicidade das pequenas coisas

Hoje foi dia de fazer arroz de pato! Sim, começo assim este post porque nunca tinha cozinhado arroz de pato e fico sempre contente por fazer algo que nunca tenha feito mesmo que esse algo seja tão simples como um arroz de pato. Domingo que é domingo ou obriga a almoço fora ou obriga a menu especial. Ora com a previsão de tanta chuva, os planos viraram-se para dentro e não há melhor do que encher a casa com cheiro a comida de forno.
Os miúdos fizeram trabalhos de casa e brincaram com amigos. Ele foi para casa dos vizinhos, elas foram chamar a vizinha do lado. Eles ficaram 3 entre bolas e matraquilhos. Elas ficaram 3 entre brincadeiras de lojas e escolas e professores. A mais crescida trocou as brincadeiras por mais um pouco de estudo a sério, que esta semana continuam os testes. Eu acompanhei-a no meu estudo de espanhol que tenho testes todos os dias! Fiz sopa de feijão e organizei a semana que amanhã começa. A vizinha bateu-me à porta para me dar manteiga de amendoim que tinha acabado de fazer. De-li-ci-o-sa!
De segunda a sexta-feira, mal digo muitas vezes os tantos quilómetros que faço. Mas termina domingo e percebo que dificilmente teria certas coisas que não aqui. A liberdade deles não me tira a minha tranquilidade. Vejo-os entrar e sair de casa para a casa do lado em meias antiderrapantes e encho o peito de ar, enquanto corto mais uns tantos legumes para a sopa.
São muitos miúdos e todos próximos, amigos e cúmplices. Haverá algo mais saudável e reconfortante que ver os miúdos felizes e confortáveis entre meias e muitas vezes de pijama a correr para casa do vizinho?
Hoje foi um dia assim, tão simples, como um mero arroz de pato. Mas haverá domingos melhores que domingos assim?

Nenhum comentário: