domingo, 30 de outubro de 2016

Viagens na minha Terra #11

Que a Ericeira é bom destino para sentar há mesa, já não é novidade para ninguém. Entre o Marisco, cartão de visita principal, peixe maravilhoso e bolos típicos, são muitos os que se fazem à estrada para um almoço de olhos postos no mar. Mas hoje em dia, há cada vez mais espaços únicos e diferentes que compensam todos os quilómetros e que nada têm a ver com a ideia pré-concebida de restaurante tradicional com produtos do mar. Aliás entre restaurantes e lojas cada vez mais diferentes, a Ericeira está cada vez mais cosmopolita e atrativa, sem perder o seu encanto de vila de costa.

Há poucos meses abriu junto à praça o Mascalzone Latino, uma pizzaria que faz lembrar recantos de Itália, sem esforço algum. Como este fim-de-semana estamos em festa cá por casa, foi lá que fomos jantar na sexta-feira, para abrir o fim-de-semana comemorativo. É pequeno, muito pequeno e sem mesas no interior, tem uma esplanada simpática, com meia dúzia de mesas (acho que nem chega a isso) e presta sobretudo serviço de take away, o que é sempre uma mais valia para quem mora aqui e todos os dias tem que cozinhar e nem sempre a imaginação e a vontade andam de braço dado. Como a noite estava espetacularmente quente para esta época do ano, resolvemos ir conhecer e sentar na esplanada cá de fora.


Durante o jantar viajei até Itália e à nossa Lua de Mel de há 12 anos. Viajei até aos restaurantes pequenino e tão acolhedores. Também aqui as pizzas são do mais simples que há, com poucas misturas, mas muito, muito saborosas. O processo é todo artesanal e podemos ver o Ângelo a fazer cada um das pizzas, desde esticar a massa, a colocar dentro do forno e a finalizar com os ingredientes frescos, com  ajuda da Cristina. Claro que os miúdos apanharam-se lá dentro e já não queriam sair de lá!

Como ainda abriu há pouco tempo e como é mais direcionado para o Take Away, ainda não estão pensadas entradas para quem fica por ali, nem sobremesas para finalizar o jantar. Mas estão já prometidas e vão trazer até à Ericeira os paladares dá doçaria italiana como não poderia deixar de ser. Assim, como o tomate, os queijos e demais ingredientes das pizzas vêm de Itália, assim vêm os licores frescos que são servidos com o café. E eu que nem sou destas coisas, tenho que me confessar: o licor de limão servido bem gelado é uma tentação! Ui, se é!


Nenhum comentário: