Quando queremos fugir à rotina também temos que deixar de lado as dietas. Sobretudo quando vamos para norte onde se come tão bem! Aveiro tem restaurantes magníficos, de bom peixe, de boa carne e com muito bom ambiente, todos os modernos e sofisticados!
Neste fim de semana de Páscoa, saímos de casa com os restaurantes mais ou menos definidos. Queríamos repetir alguns que adoramos e queríamos conhecer outros novos. Afinal, quem não quer?
Manuel Júlio
Fica à saída de Coimbra para Aveiro e é um dos meus restaurantes de eleição porque tem um Cabrito no Forno de comer e chorar por mais. E como estamos na Páscoa, não pode falhar! Quando decidimos que passaríamos no Portugal dos Pequenitos, a linha abaixo do nosso roteiro preencheu-se automaticamente com “Almoço no Manuel Júlio”. Eu sei que o nome deixa assim um pouquinho a desejar, mas não se deixem enganar, é um restaurante virado para dentro e para a comida caseira. Aqui come-se muito, muito bem e termina-se sempre com um café um Pastel de Nata. O atendimento é simpático e é um óptimo sítio para reunir a família.
La Mamaroma
Com um ambiente super cool, esta Pizzaria no centro de Aveiro foi das maiores surpresas do fim-de-semana. Que restaurante giro para um grupo de amigos ou para um jantar a dois! Nós fomos em família e também não faltava lá miudagem e como os meus estão sempre prontos para comer uma bela pizza fomos ao sitio certo! As pizzas são fininhas, bem ao jeito italiano, as massas muito boas e a carne que passava para as mesas do lado deixou-me em modo alerta, mas era impossível comermos mais. Para acompanhar tinha-nos sido recomendada a cerveja artesanal Cinco Chagas (na foto) e foi um tiro certeiro! Eu não bebo cerveja e mesmo assim tive que provar tais eram os elogios e de facto tenho que reconhecer: é muito leve e suave. Ainda terminámos com uns Profiteroles feitos na hora que estavam maravilhosos!
Batista do Bacalhau
Não é o restaurante mais fácil de encontrar em Aveiro. Está fora do centro histórico, fica junto ao Centro de Congressos, mas garanto que vale a pena procurarem se gostam de bacalhau. Arrisco-me a dizer que foi o melhor bacalhau assado que comi na vida. Tão macio…! Os miúdos têm a mania que não gostam de bacalhau, mas aqui nem pestanejaram. Não só comeram tudo como ainda repetiram! O bacalhau é acompanhado pela tradicional batata assada, mas também por migas de couve que são super leves.
Convém chegar cedo, quando a sala enche é por ordem de chegada e a fila à porta é uma constante.
Casa das Enguias, Ovar
Fomos um pouco “às escuras” sem nenhuma recomendação, mas ficou imediatamente aprovado. Com um ambiente muito familiar e franco, sem grandes luxos nem etiquetas, este restaurante mostrou pormenores muito simpáticos, desde as entradas às forma de disposição das mesas. Quando dissemos eu éramos 7, em vez de juntar as mesas e ficar uma mesa corrida, sem graça, juntaram dias mesas, mas pelas laterais, não pelos topos, formando um enorme quadrado. As doses são enormes e meia dose dá para duas pessoas… o que mostra como ali se come de facto muito bem. A comida é do mais caseira que há e o serviço muito eficiente. Descansem que não servem só enguias. Há muito boa carne para provar!
Obviamente que haverá muitos mais restaurantes que merecem uma visita e há uns que conhecemos e gostamos muito (como o Marinhas) e não tivemos oportunidade de revisitar, mas estes foram os que nos encheram a barriga (e a alma) neste fim-de-semana de Páscoa. Fica a dica se forem para aqueles lados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário