As letras garrafais lêem-se das Fortificações de Monsaraz. As revistas da especialidade recomendam-no, sem no entanto adiantar muito sobre o que podemos encontrar dentro daquelas paredes, de um antigo Lagar no Telheiro, agora transformado num digno restaurante alentejano, mas também Bar, e acima de tudo, um lugar para estar, comer devagar e saborear boas iguarias.
Num menú que dificilmente desagradará a alguém, já que, mais não seja, há grelhados como a picanha, unanimemente apreciados, salta à vista uma “Açorda de Tomate com dois queijos e ovo escalfado”. Enquanto se espera, prova-se uma salada fria, com fusili, muito agradável ao paladar, como também umas rodelas de cenoura bem temperadas, sem deixar de lado, claro, o espectacular pão alentejano. A acompanhar uma óptima surpresa: uma garrafa de Monte do Limpo reserva de 2004. Uma maravilha, mesmo ali de Monsaraz. Ainda que auto-intitulado, um restaurante de “Slow Food”, a verdade é que entre meia dúzia de frases trocadas, lá chegou à mesa a malga, não da açorda de tomate, mas da sopa. Porque cabe a cada um mergulhar o pão que bem entende, eu comi-a assim, mesmo como sopa, e só tenho uma palavra: irresistível. Com um queijo tipo fresco, de cabra, e outro mais amanteigado, a sopa é mesmo divinal.
A terminar o jantar, veio para a mesa “Migas Doces”, ou não estivessemos na terra das Migas. Uma delícia, muito parecido a arroz doce, mas, claro está, feito com pão. Uma última palavra para a decoração da sala, muito grande e ampla, como não podia deixar de ser, visto serem as instalações de um antigo lagar, mas muito confortável, com uma iluminação convidativa e as velas de cada mesa a darem um toque muito especial. Sem Fim, sem dúvida um lugar para voltar! Tel. 266 557 471.
Nenhum comentário:
Postar um comentário