segunda-feira, 23 de novembro de 2015

A festa da Matilde

Desde sempre que os animais da quinta são uma das grandes paixões da Matilde. Por coincidência (ou não!), logo no primeiro aniversário, escolhi um bolo com animais da quinta. Uma memória que lhe ficou de tal forma gravada que sempre que iamos lanchar à pastelaria onde tinha mandado fazer o bolo, ela correia logo para ele. Quando fez três anos fiz-lhe, em casa, uma festa com o mesmo mote e ela adorou e como no ano passado não pode fazer festa por estar com varicela, este ano decidimos fazer a festa da Matilde numa quintinha a sério, com todos os animais!

Escolhemos o Cantinho dos Póneis, na Terrugem e foi uma boa aposta. Eu já lá tinha estado há uns anos e noto uma diferença muito significativa. As instalações estão óptimas e os miúdos adoraram a ideia de poder andar de póneis e de alimentar os vários animais da quinta: porcos, gansos, perus, vacas, ovelhas, galinhas, coelhos...
Os miúdos estavam radiantes e aprenderam imenso sobre como tratar os animais. Quem disse que a vida numa quinta é fácil? Pois que ali, foram eles todos com as mãos pequeninas que escovaram e limparam o póneis, trataram de montar a cela e foram até ao picadeiro dar uma voltinha! Das 25 crianças convidadas, foram 16 e todos puderem expermentar TUDO. Para a Matilde ainda houve um pequenino mimo de poder dar biberão a uma cabrinha anã, uma espécie de mascote do espaço!


Para a mesa preparei uma decoração muito simples da Porquinha Peppa que ela tanto gosta, mas mal tive tempo de tirar fotografias, para poder acompanhar todas as actividades da festa. Ficaram por registar vários pormenores que fizeram as delicias dos miúdos e principalmente da Matilde, mas fica-lhes na memória de certeza! Na verdade, desta vez, o enfoque da festa era no terreno, nas actividades, nos bichos, na vida no campo, e a mesa passou para segundo plano.  Normalmente, passo as festas dos meus filhos muito focada em ver se tudo corre bem, se não falta nada na mesa, se chegam pais dos amigos, se vão embora. Enfim, normalmente estes dias de festa traduzem-se  num enorme trabalho e em pouco usufruto da festa em si. Desta fez, simplifiquei muito tudo o que podia e aproveitem ao máximo o momento da festa e das várias actividades! O nosso objectivo era viver tudo isto com eles e acho que conseguimos! Fica uma pequena amostra das muitas fotografias tiradas.


 




Nenhum comentário: