terça-feira, 17 de julho de 2007

Museu Berardo vale a pena

Finalmente consegui hoje visitar o Museu Berardo. Fui à apresentação da temporada 2007-2008 do CCB (que por sinal está cada vez mais transversal e mais cuidada) e como cheguei mais cedo dei um pulinho até lá. Tenho que me render às evidências. De facto, a colecção Berardo não podia estar vedada ao público e muito menos fechada num armazém como esteve durante algum tempo. Tempo demais. Tenho que admitir que quando soube da extinção do Centro de Exposições do CCB fiquei um bocadinho desiludida, mas o que é certo que é o tamanho da colecção Berardo é tal que há sempre motivo para ir lá ver mais qualquer coisa. De facto, o espaço não ficou estático, pelo contrário ganhou outra dinâmica que me agradou muito. Uma coisa que também me deixou muito satisfeita foi ver tantas pessoas por ali. É certo que é Verão, que há gente de férias e, sobretudo, que o Museu tem entrada gratuita, e como sempre temos a mania de aproveitar tudo o que é à borla, mas isso já é um principio. Mesmo que seja por estar na moda conhecer a colecção Berardo ou ir até lá porque não se paga e toda a gente vai, a verdade é que incute de alguma forma o gosto pela arte. Eu adiro. Com uma luminosidade óptima, bonita, e peças que vão de telas de pintura de grandes dimensões a de pequeno formato, fotografias a preto e branco ou cheias de cor e instalações de luz e até mesmo vídeos que chamam a atenção pelo som, o Museu Berardo é definitivamente um sitio para conhecer. Aberto todos os dias a partir das 10, o Museu tem até ao final deste ano entrada gratuita.

Nenhum comentário: