quarta-feira, 1 de junho de 2011

O maravilhoso Dia da Criança


Desde sempre que adoro o dia mundial da criança. Primeiro porque era criança e isso, leia-se contou até nascer a minha primeira filha(!), depois porque agora sou mãe. É curioso porque as maiores recordações que tenho dos meus dia da criança pouco têm a ver com presentes, ou melhor, com bens materiais. Por norma era o Dia em que iamos à Feira do Livro, quase sempre havia um passeio na escola e houve um ano que os meus pais me deram um hamster. A melhor prenda que tive. Nunca tinha tido animais de estimação, a não ser os tradicionais peixes no aquário e piriquitos em casa das avós. Ter um hamster, para mim, naquela altura, foi como ter um cão, um gato. Andava com ele ao colo, para a frente e para trás, coitado do bichano... Hoje foi de novo Dia Mundial da Criança. Um dia especial, como fiz questão de ensinar à minha filhota mais crescida. Há meninos que nem sequer podem andar na escola, quanto mais terem festa na escola... É importante que percebam a importância de se celebrar o ser pequeno, sem ser apenas e só (mais) um dia de festa. Quando os meus filhos acordaram e foram para a minha cama, onde todos os dias tomam o pequeno-almoço, já lá estavam mimos para eles. Coisas simples, mas embrulhadas que no outro dia, a mais crescida não me agradeceu uma prenda porque não estava embrulhada e como tal não conta como prenda. Abriram os presentes, enchi-os de beijos e lá fomos numa correria desenfreada para a escola que isto de despachar 3 e com embrulhos à mistura não é fácil. Na escola tiveram o seu dia especial e enquanto isso eu preparei-lhes em casa um bolo de chocolate para o lanche. E às tantas pensei: está tão bom tempo e se fossemos fazer um pic nic? É melhor não, a mais pequena depois chora, patati, patata... Mas, a verdade é que a ideia não me saia da cabeça. E foi assim que me lembrei de fazermos um piq nic no terraço do quarto. Com os olhos postos no pôr do sol. Com os miúdos histéricos por poderem comer ali, sentados nas almofadas dispostas na manta. Fiz uma salada com massa, todos gostam, comprei salgados, havia batatas fritas, sumos e o bolo de chocolate feito há minutos. Estivemos lá fora os cinco, num dos melhores pic nic da minha vida. Há pequenas ideias que transformam um dia, possivelmente banal, uma quarta feira de trabalho é uma quarta feira de trabalho, em momentos inesquecíves...E se há coisa que me deixa plena é sentir que vivo a maternidade ao máximo. Agora tenho uma cozinha inteira para arrumar, a roupa para passar que não estica sozinha e muito texto para escrever. Mas tenho o coração cheio.

Um comentário:

estrela disse...

Estes dias são cheios de mimos e maravilhosos!!