sábado, 8 de setembro de 2018

Livro do fim-de-semana #42


Quem tem medo de ratos ponha a mão no ar!
De certeza que são muitos por aí de braços esticados, por aí e por aqui que também não simpatizamos nada com esse bicharoco. Nem de ratos, nem de aranhas, baratas... nada!


Mas deste livro ficámos fãs quando em Junho deste ano o encontrámos na Feira do Livro de Lisboa. o "Grande Livro dos Medos de Emily Gravett do Pequeno Rato" é um livro que merece muito a pena folhear. Não tem uma história soberba, aliás, podemos ser nós próprios a construir e completar a história com as nossas próprias vivências, mas tem pormenores de ilustração e acabamentos espectaculares. Parece estar todo ruido, parece antigo, tem recortes de jornais, fotos agarradas só por um cato que por baixo escondem outras imagem. É giro, mas mesmo giro. E como o título deixa adivinhar fala dos medos. Medos que todos conhecem, como os medos dos ratos, das aranhas, das alturas, dos monstros e do escuro, mas medos que muitos de nós nem sonha que alguém pode ter. Alguém sabia que há quem tenha medo do barulho? De dormir? De Tomar Banho? Pois é, este livro revela uma fobia por cada página e convida a todos os leitores a fazerem desenhos e a escreverem sobre isso. No fundo, é uma espécie de "Quem canta seus males espanta". Até pode ser que ao falarmos sobre os nossos medos, eles fiquem mais pequeninos e quem sabe, até desapareçam!

Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura Ler+, o livro tem autoria de Emily Gravett,e pertence aos Livros Horizonte e é a nossa recomendação de leitura para este fim-de-semana.

Nenhum comentário: