quarta-feira, 23 de julho de 2008

Pelos ares... em Cascais





Ontem fiz talvez a minha reportagem com maior adrenalina: um baptismo de voo entre o Cabo da Roca e Carcavelos. Para mim não foi nenhum baptismo, porque felizmente há muito que me iniciei nesta coisa das viagens, mas devo confessar que foi a primeira vez que me vi a voar numa avioneta tão pequena. Fui fazer uma reportagem sobre as diferentes rotas que a Air Nimbus oferece a partir do aeródromo de Tires. Tem muitas à escolha e permite namorar lá em cima, com direito a garrafa de champanhe e tudo, por exemplo, ou fazer vários circuitos gastronómicos pelo nosso Portugal tão rico em iguarias. Ontem, para experimentar e porque estava em reportagem, o piloto levou-nos a ver as vistas de uma paisagem quem estamos habituados a ver com os pés assentes na terra: o Guincho, o Cabo da Roca, a Baía de Cascais e toda a área de Oeiras e Carcavelos, sobrevoando o Bugio e permitindo por isso deitar um olho à margem sul. O avião, com capacidade apenas para cinco pessoas (mais o piloto) é extremamente confortável e estável. Durante cada percurso, o piloto vai dizendo o que estamos a sobrevoar e nós com auscultadores postos, para proteger os ouvidos do barulho do motor, que é à frente, conseguimos ouvir os constantes contactos de muitos aviões pequenos que sobrevoam aquela área e a Torre de Controlo. Temos também um microfone incorporado para falarmos entre nós passageiros e piloto, sendo que a Torre só ouve o que o piloto transmite. Este Baptismo de Voo que eu fiz tem o preço de 66 euros, é o percurso mais barato que a empresa faz. Além das rotas pré-definidas, a Air Nimbus também voa “a la carte”, por assim dizer, tendo disponível um serviço de taxi aéreo para levar ou ir buscar passageiros aos mais variados destinos. Fica aqui a nota e a sugestão para quem procura fazer coisas diferentes mesmo ao pé de casa!

Nenhum comentário: