quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O livro da Dona de Casa


Eu não sei se há coincidências, se há um ser superior que nos comanda tipo marionetas, mas a verdade é que há coisas que acontecem em determinadas alturas que fazem muito mais sentido que se fosse noutras. No dia a seguir a sair do internamento da minha filha, voltei em pleno ao trabalho, e tinha na redacção este livro que, lá está, parece ter sido enviado por alguém que sabia exactamente do que eu estava a precisar: ideias e dicas para pôr a casa em ordem. Enfim, foram as férias de verão, com os miúdos endiabrados sempre a desarrumar, a desarrumar, e nunca a guardar. A tirar tudo das caixas, a deixar no chão, a passar por cima, a deixar cair. E eu, às tantas adoptei o lema: não os podes vencer, junta-te a eles. Ora, não andei a atirar brinquedos para o chão, mas ao invés de andar feita maluca a arrumar tudo atrás deles, peguei em todos e ala que se faz tarde para a praia, para a piscina, para o parque, para a esplanada. Tudo é preferível que ter os três a destruir a casa. E depois, para grande sorte a minha veio os seis dias de internamento. Ora, dias ainda piores. Mãe fora, dia santo em casa e mimos ao rubro e nada de ralhar que coitadinhos têm a mãe no hospital a tratar da mana pequenina, coitadinha tão linda e tão doentinha. E claro, cheguei a casa na segunda-feira e quase me apeteceu fugir. Quase, porque a minha mãe, que é a melhor do mundo, foi à minha frente para minha casa, com umas boas horas de avanço e não me deixou ver o caos, na sua amplitude real. Era pilhas de roupa para lavar, pilhas maiores ainda para passar, e brinquedos em todo o lado, compras para fazer, sopas para pôr em dia e por aí fora. Ora, ontem, fui me deitar e levei este belo livro de um dos blogs mais lidos que por aí andam. Por acaso não sou visita assídua, apesar de já há muito ouvir falar dele, mas o livro conquistou-me completamente. Mónica Duarte tem ideias simples e eficazes que às páginas tantas até nos perguntamos: mas como é que eu não me lembrei disto antes? De tal maneira é eficaz que estava deitada e comecei a sentir vontade de arrumar a casa. Mas não o fiz. Achei que devia ficar deitadinha a ler mais um bocadinho e a tentar recuperar das noites em branco em Santa Maria. Mas houve coisas que me ficaram na cabeça e que quero implementar. E uma coisa importantíssima nas dicas da autora é que tem plena consciência dos preços e dá dicas úteis para não gastar nada, ou quase nada. “A Dona de Casa Perfeita” é uma edição da Guerra & Paz e entrou para o Clube do Livro SIC. Eu aplaudo. Mais do que nunca preciso de ajuda para arrumar... até as ideias!




Sabiam, por exemplo que os paus de giz são eficazes para evitar humidade nos roupeiros, por exemplo?

Nenhum comentário: