quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Alandroal volta a mostrar festival do Peixe do Rio


Quando há dois anos me fizeram o convite para comparecer na Mostra Gastronómica do Peixe do Rio, no Alandroal, pensei: “Hum, e agora? Eu cá não sou muito fã de peixe do rio, mas gosto tanto do Alentejo”. E se assim pensei, logo disse: “Sim, claro que vou”. Pelo sim, pelo não, espetei com umas bolachinhas na mala da roupa, sobretudo porque íamos todos cá de casa e já sabemos que os miúdos torcem um bocado o nariz ao que não conhecem. Pois que as bolachas foram e vieram intactas, porque não só foi um fim-de-semana muito bem passado, com paisagens muito bonitas, com uma estadia encantadora no Nave Terra, como se comeu muito bem. Conheci o restaurante “A Maria” onde se come divinamente e vi que há muito boas maneiras de cozinhar peixe do rio, sobretudo pela mão de vários chefes conceituados que foram convidados a estar no local e a “convencer” os jornalistas!
Tudo isto para vos dizer que a IV Mostra Gastronómica do Peixe do Rio, no Alandroal, começa esta sexta-feira, dia 1 de Março, e estende-se até ao próximo dia 10. São dez dias para realizar workshops de culinária, momentos de degustação de produtos e animação associada à cultura local.  
Roteiros Gastronómicos pelos estabelecimentos aderentes, “A Hora do Petisco”, a inauguração de um novo Percurso Pedestre “Nas Margens do Alqueva”, a realização de Mercados de Produtos Regionais aos sábados, um Concurso de Pesca e um Concurso de Poesia Popular, com o Peixe do Rio como mote, são outros motivos de interesse para passar pelo Concelho de Alandroal ao longo do festival.
Luis Mourão, Chef Executivo da cozinha do restaurante “Divinus”, do Convento do Espinheiro, é convidado nesta edição a trazer ao Alandroal a sua interpretação do Peixe do Rio. A merecer destaque está também a realização da tradicional “Caldeta para Todos”, que este ano se realiza junto à aldeia de Rosário, nas margens de Alqueva, e irá encerrar esta IV Mostra do Peixe do Rio do Concelho de Alandroal.
Se ainda não conhecem esta bonita zona alentejana, acho este festival um bom ponto de partida. Quem alinha numa escapada até ao Alentejo banhado pelo Alqueva?

Nenhum comentário: