sexta-feira, 5 de setembro de 2008

“Cuidado com a Língua” - agora em Livro



Cheira-me que o vou usar muitas vezes...
Há muito que tenho na minha lista de prioridades a compra de um dicionário de Língua Portuguesa bom (daqueles que até são difíceis de transportar) para a minha mesa de trabalho. Por mais que leia e por mais que escreva, inclusivamente à mão onde não há corrector automático, volta e meia, meia volta, tenho uma dúvida. Costumo resolver o problema dando a volta à frase ou procurando uma palavra substituta, mas a verdade é que isso remedeia na altura o prosseguimento do trabalho, mas não resolve a dúvida. Ora, quando às primeiras horas do meu dia de trabalho de ontem cai na minha mesa este livro “Cuidado com a Língua”, pensei de imediato: Já não sais daqui tão depressa. Mas saiu. Saiu porque levei-o comigo para o ler em casa, mas agora já voltou ao poiso certo! E não é que já me resolveu umas tantas dúvidas. Para além de nos mostrar erros recorrentes e explicá-los, também dá a conhecer provérbios portugueses, a sua origem, significado e o seu equivalente no resto do mundo de língua lusa. Além disso, revela os regionalismos de cada área de Portugal e Ilhas. É assim, como posso dizer, um misto de dicionário com gramática. Seja o que for: é muito útil. Isso posso garantir. Para além do livro e por este ter nascido de um programa televisivo, o “Cuidado com a Língua” traz também um DVD, porque a oralidade é tão importante como a escrita e há coisas que só ouvindo se percebe. Por exemplo, afinal de contas como se pronuncia Félix? Como Clix ou como Lápis? Vão lá ver que explica tudo. A edição é da Oficina do Livro.

Nenhum comentário: