terça-feira, 2 de outubro de 2012

Laço cria bolsa de investigação

Se há notícias que merecem ser divulgadas, esta é uma delas. O Cancro da Mama mata e mata muitas mulheres em Portugal, de todas as idades. Para tentar inverter esta situação, a Associação Laço acaba de criar uma bolsa de investigação na área do cancro da mama. Ora num país que anda tão cinzento, tão sem esperança, saber que há um novo prémio anual de 25 mil euros e que, mais importante que tudo, pode melhorar a nossa vida, é um verdadeiro arco-íris.
Aqui fica a notícia, para todos os interessados em fazer mais e melhor.

“Os doze anos de existência da Associação Laço ficarão marcados pela atribuição de uma bolsa de investigação anual no valor de 25.000€, que irá incentivar novos trabalhos de investigação sobre o cancro da mama em Portugal. As candidaturas já estão abertas podendo ser entregues propostas até ao dia 31 de Janeiro.
Esta primeira bolsa conta com a participação do Professor Carlos Caldas que aceitou ser o Presidente do Júri, e que é um médico e cientista proeminente no estudo no cancro da mama. Atualmente exerce os cargos de Professor de Cancer Medicine da Universidade de Cambridge; Senior Group Leader no Cancer Research UK Cambridge Research Institute; Director do Cambridge Breast Cancer Research Unit e Honorary Consultant Medical Oncologist no Addenbrooke’s Hospital.
Pela primeira vez a Associação Laço vai contribuir para apoiar a investigação em Portugal, incentivando assim a novos trabalhos nesta área. Lynne Archibald, Presidente da Associação Laço refere que “sente que este será o momento certo para fazer este investimento e apoio, na medida em que os últimos 10 anos têm sido sinónimo de importantes desenvolvimentos científicos. Estamos muito orgulhosos por estar a encorajar a investigação sobre o cancro da mama em Portugal.” O Professor Carlos Caldas, presidente do júri disse: “Esperamos com estes grants, que serão rigorosamente avaliados, promover investigação de nível internacional em Portugal com o foco em cancro da mama.”
A Associação Laço sabe o quanto é importante incentivar a ciência a procurar fazer novas descobertas que ajudem a encontrar as causas do cancro da mama e assim diminuir a sua incidência, assim como os mecanismos que desencadeiam o cancro da mama metastático, uma área muito pouco estudada. Embora tenham existido muitos avanços nos tratamentos de cancro da mama quando diagnosticados num estadiamento inicial, existem ainda mulheres com cancro da mama metastático apesar de todos os esforços e desenvolvimentos científicos. Assim, temos que investir na compreensão deste problema clinico e estas mulheres necessitam da ajuda da ciência. A ciência irá contribuir para encontrar as causas e assim criar as condições para o desenvolvimento de novos tratamentos com maior eficácia no controlo do cancro da mama. A Laço espera desta forma contribuir para a investigação do cancro da mama em Portugal.”

Nenhum comentário: