terça-feira, 9 de outubro de 2012

Um fotógrafo, a Madeira e França

Aqui há umas semanas atrás recebi este livro que me suscitou alguma curiosidade e que por isso hoje partilho convosco como sugestão de leitura. Talvez pelo cinzentismo do céu, hoje era o que me apetecia fazer: ficar em casa, no meu sofá, com uma boa chávena de chá e um livro. Mas não me estou a queixar. Tenho trabalho e isso é mais do que importante. Mas de volta ao livro. “O Fotógrafo da Madeira” é um título de António Breda Carvalho, professor de profissão, mestre em Estudos Portugueses. É um livro que junta ficção à própria História. Está cheio de intrigas, mas também nos mostra uma boa história de amor e paixão. No centro da trama está Afonso Ayres Drumond, um português que foi obrigado a viver a sua infância e juventude em França. Na primeira metade do séc. XIX, na Madeira, o patriarca de uma família produtora de vinho da Madeira vê-se obrigado, face ao contexto político, a enviar o seu herdeiro para Paris. Passados cerca de vinte anos, Afonso regressa à ilha na qualidade de cônsul francês e com o intuito de gerir o negócio dos pais falecidos. Depara-se, então, com uma realidade muito diferente da de uma França marcadamente liberal, cosmopolita e industrializada. Afonso encetará uma série de diligências de desenvolvimento da região no sentido de estreitar as relações entre a Madeira e a França, estimular o crescimento económico e melhorar as condições sociais da população. Esta missão custará um rol infinito de inimigos.


Ficaram com curiosidade de ler, tal como eu, não foi?
A edição é da Oficina do Livro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Já li. Vale a pena.