quinta-feira, 16 de agosto de 2018

O Bolo de Iogurte da Minha Mãe


Pode parecer o bolo mais simples de fazer e de facto a minha primeira experiência na cozinha foi a fazer um, o que prova de que facto é fácil de fazer, mas não há ninguém que faça um Bolo de Iogurte tão bom como o da minha mãe!
A receita não tem nada que saber e é a mesma há anos e anos, mas nas mãos da minha mãe ganha um toque especial. Fica muito alto e fofo e quando se começa a comer desaparece num instante! a minha mãe dá a receita a todas as pessoas que lhe perguntam como se faz. Todas repetem, tudo certinho, mas ninguém consegue um bolo tão bom como ela!


Talvez por eu gostar tanto (sempre foi o meu preferido desde muito pequenina) e de estar sempre a fazer, sobretudo nos fins de semana de inverno (sabe tão bem acordar a casa com o cheirinho de bolo no forno aos domingos…), este é claro o bolo preferido dos meus filhos. Eles que são super gulosos e não são esquisitos a cremes e recheios, se houver Bolo de Iogurte, sobretudo feito pela minha mãe, é a primeira escolha e é sempre o que pedem para levar para a escola em dia de aniversário.
Agora que os miúdos estão de férias com os avós, a minha mãe faz um bolo dia sim, dia não. Mas não se alarmem as mães que controlam com rigor as calorias ingeridas da criançada. Para além dos meus miúdos não pararem um segundo nas férias de verão, entre praia, piscinas, bicicleta, jogos de bola, apanhada e escondidas, o que permite alguns exageros nos doces, a minha mãe trocou há uns largos meses o açúcar refinado por açúcar amarelo, o que o torna mais saudável e lhe dá uma cor amarelo torrado e um sabor ainda mais especiais.  


Fica a receita para quem quiser fazer;
1 iogurte simples
3 copos de iogurte de farinha
3 copos de iogurte de açúcar amarelo
4 ovos (preferencialmente caseiros)
½ copo de óleo
1 colher sobremesa (mal cheia) de fermento


Mexer tudo e levar ao forno durante 30 a 35 minutos, numa temperatura à volta dos 180º.


Depois de feito, desenformar, mas deixar no forno para manter o calor!
Et voilá, têm o lanche perfeito quando regressarem da praia!

Nenhum comentário: