segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O pão mole de Odeceixe

A Costa Vicentina é a minha região algarvia de eleição, há muito, muito tempo. Se pudesse ter uma casa de férias era em Aljezur, disso não tenho dúvidas. Mas numa coisa tenho que concordar: é toda uma região ainda um bocadinho avessa ao turismo. É. Só pode ser. Sobretudo a nível de serviços. Ninguém pode esperar um serviço pronto, rápido, eficiente, em qualquer estabelecimento, seja no supermercado, na farmácia ou no café. Mas claro, que há excepções e das boas. Mas, é ainda uma região que vive para si e quem aparece por lá está de passagem, por isso, não tem que ter pressa. Isto para um lisboeta habituado a responder a pedidos para ontem causa algum stress e este fim-de-semana em Odeceixe, confirma toda esta teoria. Senão vejamos este caso do pão mole. Ao domingo, em Odeceixe, não no Verão, mas agora, não há pão fresco. A padaria está fechada. Tudo bem. Mas daí a não haver pão fresco em nenhum café ou pastelaria já vai um bocadinho. No domingo foi um filme para tomar o pequeno almoço. No primeiro café que fomos não havia pão mole, respondeu a senhora atrás do balcão, quando pedíamos sandes. Escolhemos então torradas. Também já só havia para duas pessoas. Ora, como eramos quatro adultos, demos corda aos sapatos e fomos para outro lado. À chegada ao segundo café, pergunta a minha amiga S: “Tem pão mole?”. Diz quem viu, que eu segui com a pequenada toda para os escorregas e baloiços, que o senhor quase lhe bateu. “Pão mole, pão mole? Mas não sabe que hoje é domingo?” e, pronto, é isto, como era domingo, não se pode comer pão fresco. Lá vieram as torradas. Isto acontecer há um tempo atrás, ainda admito, mas hoje em dia, em que todos os supermercados se faz pão todos os dias, já não me cabe na cabeça. Mas, bem vistas as coisas, pode ser que assim, Odeceixe mantenha a identidade e não permita turismo de massas...

Nenhum comentário: