quinta-feira, 14 de março de 2013

Ontem, no Tivoli BBVA, foi assim!


Rir do princípio ao fim, mesmo, nem mais segundo, nem menos segundo. Há peças, grandes comédias, que fazem rir a partir do primeiro minuto, “Toc Toc” faz soltar gargalhadas à primeira palavra dita, ao primeiro segundo… e até ao último!
O elenco, Eduardo Madeira, Manuel Marques, Ana Brito e Cunha, Maria Henrique, Marina Albuquerque e António Machado, é  irrepreensível. O texto brinca com um problema real, mas sem ofender, o cenário é simpático, muito simpático, e o trabalho é todo ele muito bom.
Por detrás da peça fica a história de António Feio, há três anos ter visto a mesma peça em Madrid e ter dito: temos que fazer esta peça. A UAU fez. Fez agora, infelizmente já sem o actor, mas com muitos e bons colegas que aceitaram o trabalho e elevaram-no. “Toc-Toc” é uma peça muito divertida que coloca seis doentes numa sala de espera. Todos eles têm um Toc  - Transtorno Obsessivo e Compulsivo, e esperam pela chegada do Dr. Cooper, ao que parece uma sumidade no tratamento destas doenças. Será?
Ali encontramos um homem que diz obscenidades compulsivamente, com as asneiras a saírem-lhe pela boca (nariz, ouvidos, olhos) fora. Encontramos outro que não pára de fazer contas: sabe quantos degraus subiu em toda a vida e em quantos segundos o fez. Uma mulher que tem tanto medo das doenças que está sempre a limpar tudo, a lavar as mãos, a abir a janela. Outra que precisa de estar sempre a confirmar tudo, para ver se não perde a cabeça, essencialmente. Há ainda aquela que diz tudo em duplicado porque tem medo de morrer e o outro que, qual jogo de criança, qual quê, não consegue pisar riscos e para andar, nem que escale montanhas (ou cadeiras), andar num chão com linhas desenhadas é que não.  Decidem-se por uma terapia de grupo, enquanto esperam, e o desfile de manias, taras e tiques faz o desenrolar dos risos no público.
Todos têm culpa no cartório, mas o que mais gargalhadas arranca é Eduardo Madeira. O actor tem um desempenho fabuloso neste trabalho. Claro que fazer rir quando se diz asneiras, sobretudo, quando não estamos à espera, pode parecer fácil, mas Eduardo Madeira não se limita a proferi-las e a fazer rir só pelo disparate, de forma gratuita. Eduardo Madeira é cómico ao dizê-las, é cómico a pedir desculpas por dizê-las e toda a sua expressão corporal contribui para apimentar ainda mais as cenas!

“Toc Toc” está em cena no Teatro Tivoli BBVA, na Avenida da Liberdade, de quinta-feira a sábado, às 21h30, e domingos, pelas 17h. Os bilhetes custam entre 15 e 20 euros, mas atenção que às quintas-feiras, o preço é de 10 euros, em sessões sem lugar marcado. É de aproveitar... são duas horas de riso, sem ouvir uma única vez a palavra "crise". Vale a pena!!!
 
(fotografia de Helder Mendes)

Nenhum comentário: