sexta-feira, 26 de abril de 2013

Ai, o Folclore materno!


Foi verdadeiramente delicioso o lançamento do livro “Quando fores mãe, vais ver e outras pérolas do folclore materno”.  O que eu me ri… O livro de capa sugestiva resulta numa verdadeira homenagem às mães, ou será vingança? -  como disse às tantas Rui Zink, convidado a apresentar a obra de Ana Saragoça, com Marina Albuquerque. Ao longo de poucas páginas e com vários salpicos de divertidos desenhos, Ana Saragoça faz uma viagem individual ao seu passado, para nos relembrar a todos as deliciosas aventuras do nosso colectivo. Nem os passeios ao Guincho e à Boca do Inferno, ao domingo à tarde, com o relato a dar na telefonia do carro escapam! Todos nós nos cansámos de ouvir a nossa mãe a mandar fazer isto ou aquilo, a perguntar se já bebemos o leite, que não comer as cenouras que acompanham o peixe é um crime, com tanta fome no mundo. Todos nós nos irritámos por ver como elas, as mães, tinham razão quando fazíamos uma coisa à nossa laia e… pimbas, dava asneira. Como é que sabiam sempre tudo? E como é que percebiam que não, não nos tínhamos penteado como nos tinham dito para fazer? E quantos de nós não ouvimos repetidamente, depois da asneira feita “eu bem te disse, mas tu não me ouves…”? São todas essas pérolas que a mãe da Ana Saragoça disse à filha, que a minha mãe me disse, que as vossas mães vos disseram que estão todas reunidas aqui neste simpático e divertido livro. Pérolas essas que, sejamos honestos, hoje aplicamos nós aos nossos filhos. Ponha a mão no ar que nunca disse “não corras” a um filho mal ele entra na escola…

O livro tem edição da Planeta e é para mim um achado no que toca ao bom humor. Por isso, se querem passar um bom bocado entre linhas de escrita, é favor comprar. Sim, sim, porque o dinheiro não cai do céu! (Não me digam que ouviram isto em qualquer lado que eu não acredito!)

Nenhum comentário: