terça-feira, 23 de abril de 2013

Neste dia mundial do livro…


Pergunto-vos: e porque não um passeio pelas livrarias? Eu adoro livrarias. Adoro. O ambiente, o cheio, as cores, o sossego. Há livrarias lindas, como a Ler Devagar,na LX Factory, onde nunca me canso de olhar a enorme parede e a bicicleta, e tanto, mas tantos livros. Mas também há espaços muito simpáticos pelas mais variadas esquinas. E nesta altura em que muitos se queixam, e com toda a legitimidade, que não lêem porque não têm dinheiro para comprar livros, as grandes livrarias têm a vantagem de ter um espaço de consulta e leitura de livros sem cobrar nada. Isso acontece em qualquer Fnac, onde são muitos os que perdem ganham lá horas a ler. Mas também na Bulhosa, onde eu adoro ir. Houve uma altura em que todas as semanas tomava o pequeno-almoço das quartas-feiras na Bulhosa do Oeiras Parque. Tinha que ir para aqueles lados por questões profissionais e deliciava-me sempre com uma meia de leite muito bem feita e um croissant acabado de fazer, por vezes ainda quente. A Bulhosa de Entrecampo é outra das minhas preferidas. É enorme, tem muita luz e sempre que por ali passo entro e tenho sempre boas surpresas. Já fiquei por lá largos minutos, inclusivamente com os meus filhos, de volta precisamente de livros infantis, e nunca ninguém nos fez má cara. Muito pelo contrário. Sente-se que as livrarias hoje têm as portas abertas para as compras, obviamente, mas também paras as leituras na diagonal, à pressa, sem intenção de compra. Desde que tenhamos a noção que não se pode maltratar um livro (nunca: nem mesmo em casa ou na praia. NUNCA!) quando se está a manuseá-lo. Eu gosto mesmo muito de livrarias e por isso fica a minha sugestão como forma de assinalar o dia mundial do livro.
Porque mesmo que não seja hoje, mas é de aproveitar os descontos que muitas lojas fazem em celebração do Dia Mundial do Livro, num qualquer dia destes, é de aproveitar e mergulhar de cabeça numa livraria.
Fica a dica!

Nenhum comentário: