quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Lanches saudáveis com a Vaca que Ri!


Por vezes fazer o lanche para as crianças levarem para a escola torna-se numa autêntica dor de cabeça para os pais. Eu tento variar ao máximo, mas a verdade é que nem sempre consigo, ou por falta de tempo ou mesmo porque falha alguma coisa na despensa, mas muitas vezes também por falta de ideias. É claro que é muito mais fácil pegar em pacotes individuais de bolachas e mandar dentro da lancheira, mas uma coisa é isso acontecer um dia por semana, que não vem mal ao mundo, mas outra coisa é fazer disso sistema e hábito. E convinhamos: não podemos querer que eles adquiram bons hábitos alimentares quando estão connosco ao jantar e ao fim-de-semana, se durante a semana permitimos tudo no lanche da escola. E a verdade é que é mesmo possível organizarmos lanches saudáveis para levar para a escola, sem perder muito tempo, na correria doida que são sempre as manhãs dos dias de trabalho. Os nossos últimos dias, para não falar em semanas, não têm sido muito fáceis. Nada fáceis. E, por isso, confesso que tenho dado pouca atenção ao que ponho na lancheira, mas hoje foi diferente. Hoje tivemos o empurrão saudável dos queijinhos da Vaca que Ri e foi ver a alegria estampada no rosto da Carolina, verdadeira fã, e que me perguntou automaticamente: “podes pôr dois em vez de um só mãe?”. Qual anúncio, qual quê, disse logo que sim e deitei logo mãos à massa para fazer o resto.

Se há coisa que cá em casa se come às colheradas cheias é romã. Muitas vezes quando chega a hora do jantar já nem há um bago para amostra, tal a gula dos meus pequenos devoradores de fruta. Nunca lhes ponho açúcar, não experimentaram com nada mesmo, sem ser apenas ao natural. E é ao natural que faz bem, por isso, estamos felizes assim! E se em vez de deixar um sumo na lancheira, porque não enviar uma caixinha gira com romã. As meninas então, são umas vaidosas com as caixinhas do lanche! Decidi também fazer um bolo de noz para juntar ao queijinho. Se podia pôr apenas uma fatia de pão? Podia. Se podia agarrar num pacote de quatro ou cinco bolachas de água e sal? Também podia, mas não era a mesma coisa. Não o faço muitas vezes, mas este bolo de noz é muito, muito bom, e não muito doce. A receita original só fica completa quando coberto com caramelo, mas isso é uma verdadeira bomba calórica, apenas permitida em alguns dias de festa. Aqui fiz apenas o bolo, muito nutritivo, pelas nozes que fazem tão bem, mas também porque leva dois iogurtes naturais. Juntei por cima um queijinho e deitei um pouco de mel. Resulta sempre tão bem o queijo com o mel… hum… Delícia. Que diga a pequena Matilde que adora comer a massa ainda crua do bolo!!!
 
 
 
 


Deixo a receita do bolo.
Bolo de noz
300g de açúcar
150g de miolo de noz
80g margarina
200g de farinha
1 colher sopa de fermento
2 iogurtes naturais
3 ovos
Triturar bem as nozes e juntar à farinha e fermento. Reservar. Bater as claras em castelo e reservar também.
Juntar o açúcar às gemas e à margarina. Bater bem, até fazer um creme fofo. Juntar os iogurtes. Bater mais um pouco e juntar a mistura da farinha e das nozes. Envolver, por fim as claras em castelo. Levar ao forno, a 180ºc por 40 minutos.
Deixar arrefecer, juntar um queijinho da Vaca que Ri a cada fatia cortada e deitar um pouco de mel…

E um bom lanche para vocês!
(e não se preocupem com os 300g de açúcar que o bolo leva. Cá em casa, este bolo divide-se em mais de 12 fatias... por isso vejam bem com que açúcar fica cada pedaço!)

 
E estejam atentos… daqui a nada lanço-vos um desafio. Quem gosta da Vaca que Ri?

Nenhum comentário: