sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Eça reinventado a 14 mãos




Mal chegou aqui à minha mesa de trabalhos não me contive e tive automaticamente que o folhear. “Eça Agora – Os Herdeiros de Os Maias” é o novo livro dos sete magníficos Alice Vieira, João Aguiar, José Fanha, José Jorge Letria, Luísa Beltrão, Mário Zambujal e Rosa Lobato de Faria, e segue-se à aventura de “O Código d’Avintes”. Logo na apresentação daquele primeiro livro, ficou implícito a chegada de mais este e o resultado não poderia ser melhor, basta imaginar o tanto que há para criticar nesta nossa sociedade, com o monóculo acutilante do Eça. “Os Maias” são, indiscutivelmente, um dos meus livros preferidos, mas esta nova versão também vai passar a fazer parte das minhas referências, sobretudo como sugestão para quem quer divertir-se e desanuviar a cabeça. Ainda não tive tempo de o ler todo, recebi-o há dois dias (!), mas não posso deixar de referir aqui a frescura do primeiro capítulo, de Rosa Lobato Faria. Está magnífico. Tudo, mas principalmente o vocabulário. Dei por mim a pensar como é que aquela senhora, tão delicada, escreveu ali certas coisas!!! Promete. A edição é da Oficina do Livro e o lançamento oficial acontece quarta-feira, dia 24, na Biblioteca Nacional, no Campo Grande.

Nenhum comentário: