terça-feira, 2 de outubro de 2007

Já conhecem o Museu Arqueológico de Odrinhas?


Fica um bocadinho “fora de mão”, para quem faz a vida na cidade (leia-se Lisboa) mas merece bem os quilómetros, sobretudo pela envolvência. O Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, situado na estrada que liga Sintra à Ericeira (o que a mim me dá imenso jeito!!) é um lugar muito agradável para estar, passear e beber um chá… por exemplo. Descobri-o há dias quando fui lá fazer uma reportagem e fiquei muito, muito surpreendida. Por tudo, mas principalmente pelo cheirinho bom a pão quente, acabado de fazer quando cheguei, e de bolo no forno, quando estava para me vir embora. Durante a semana, aquela cafetaria do Museu serve até almoços muito económicos e segundo me contaram as responsáveis, a ideia é mesmo levar ali as pessoas da comunidade local, a usufruírem daquele espaço, sem necessariamente ter de visitar a parte museológica. Com mesinhas pequeninas, redondas, a cafetaria convida mesmo a sentar e tanto pode ser lá dentro, como do lado de fora, muito mais aprazível, porque parece mesmo que estamos numa aldeia rural, recuperada por exemplo para turismo. É por isso mesmo que deixo aqui a sugestão para passarem por lá, beberem um chá, porque o Outono a isso convida, e até a visitarem o Museu, que tem o preço de entrada único de 2,50. Sempre em piso térreo e com rampas quando o desnível, pouco acentuado, assim o obriga, o Museu está preparado para receber pessoas com cadeiras de rodas, ou pais que levem os filhos em carrinhos. Nada atrapalha porque ali, todas as visitas são acompanhadas. Encerrado às segundas e terças-feiras, o Museu tem o horário das 10 às 13 e das 14 às 18 horas.

Nenhum comentário: