quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Ajudar a limpar a Serra de Sintra


Sintra tem para mim um significado especial. Desde pequenina que o meu monumento preferido é o Palácio da Pena. Acho-o mágico e sempre que posso gosto de dar uma passeata pela vila. É por isso que se torna obrigatório para mim partilhar este apelo aqui, no meu canto. No último fim-de-semana a Serra de Sintra foi dos pontos do país que mais sofreu com o mau tempo. Foram milhares as árvores arrancadas pelos ventos fortes, de tal forma que o Parque foi encerrado e continuava assim, para segurança dos turistas, no início da semana. É por isso que se apela agora a voluntários que queiram ajudar a limpar o Parque da Pena, já no sábado, dia 26. A tempestade causou a queda de mais de 2000 árvores e inúmeros ramos e, consequentemente, toda a área de parques e jardins necessita agora de ser limpa - as valetas precisam de ser desentupidas para que a água volte a circular, os muitos ramos e folhas têm que ser varridos e, no geral, são necessários grandes esforços para permitir o regresso do Parque à sua normalidade, reabrindo-o à circulação de visitantes por todas as áreas (apesar de já se encontrar aberto o acesso aos Palácios da Pena e de Monserrate).
Durante esta semana os profissionais da Parques de Sintra estão a avançar com a maior rapidez possível no corte e remoção das árvores, bem como nas limpezas mas, este Sábado, será possível receber voluntários (sob coordenação da Parques de Sintra) para apoio nas limpezas que não envolvem riscos de segurança.
Quem quiser e puder participar deve fazer uma inscrição obrigatória através do npa@parquesdesintra.pt ou o +351 21 923 73 00. Serão disponibilizadas ferramentas de trabalho e coletes reflectores para cada participante. As crianças só podem participar a partir dos 12 anos e desde que acompanhadas por um adulto. Os horários da limpeza dividem entre as 10 e as 13h e das 14h30 às 17h30.
Recomenda-se a utilização de roupa e calçado confortáveis e adequados às condições meteorológicas.

Nenhum comentário: