sábado, 21 de março de 2015

Olha a boa ideia!

Cá por casa tento incentivar ao máximo a partilha de tarefas domésticas. Gosto de passar-lhes algumas responsabilidades. Ainda esta manhã, enquanto estendia a roupa, pedi à minha filha mais crescida para ir fazendo uma lista de compras daquilo que era necessário trazer do supermercado. Eu ditei e ela escreveu e, na verdade, para além de uma preciosa ajuda doméstica, foi também um bom tpc! Escreveu álcool só com um O e quando a corrigi justificou o erro dizendo que nunca tinha escrito a palavra antes. Ora aí está, nem todas as palavras estão num livro escolar de língua portuguesa! Ela ficou contente por me estar a ajudar nas tarefas domésticas, eu fiquei contente por lhe ter dado a conhecer mais uma palavra escrita!
Isto a propósito desta ideia que encontrei por acaso, enquanto ando aqui em busca de ideias para a festa dela, precisamente!
Ter um quadro com o nome de cada miúdo, com as tarefas que têm que fazer, mas também com um espaço para as passar para o lado do "já feito" é meio caminho andado para os ver activos e cooperantes.
Se há coisa que detesto é vê-los parados em frente à televisão. Podem brincar à vontade, aliás sou a primeira a dizer-lhes para irem brincar, quando chegam a casa, mas senti-los inertes a olhar para um ecrã não é para mim!
Entre pôr a roupa na máquina de lavar, pôr a mesa, tirar a loiça da máquina e apanhar brinquedos do chão, há muitas tarefas que podem fazer e até tirar partido delas... mais que não seja o orgulho de olhar um quadro e ver os deveres todos cumpridos!
Gostei mesmo desta ideia!

Nenhum comentário: