segunda-feira, 24 de junho de 2013

Ser mãe não é para meninas…


Sento-me ao computador e escrevo no Google “Mãe a tempo inteiro”. Tento procurar testemunhos que me inspirem nesta árdua tarefa de ter três filhos e mal conseguir ter tempo para mais alguma coisa. Na semana passada fiquei com a minha filha mais pequena em casa com uma enorme conjuntivite que lhe deu febres altíssimas. Já tinha a filha crescida em casa e por isso foi uma semana de loucos: eu mais duas crianças em casa, numa tentativa infrutífera de as manter felizes, independentemente das brigas intercaladas com beijos e abraços, e de conseguir fazer alguma coisa a nível profissional. Adoro ser mãe. Adoro, desde o primeiro momento em que vi a minha filha mais crescida, mas tenho a certeza que não tenho perfil para ser só mãe, ou mãe a tempo inteiro. Sempre gostei de trabalhar e comecei a trabalhar mesmo antes de acabar a faculdade. Esta coisa de ficar em casa a tratar só deles e da casa desmotiva-me e sinto que sou melhor mãe quando estou mais feliz profissionalmente. Procuro na internet testemunhos de mulheres que deixaram a vida profissional para se dedicarem aos miúdos para me inspirar. Depois de um fim-de-semana de febre, hoje começo a semana não empenhada em recuperar o tempo perdido da semana passada, mas com o filho do meio a revelar também ele uma conjuntivite. Foi o contrário da irmã: ela começou com o olho inflamado e evoluiu para a febre; ele começou com febre, uma febre esquisita que hora aguentava 12 horas sem voltar ora se repetia a 4 horas, para hoje ficar com o olho vermelho. Hoje começo uma semana como a semana passada: a três. Eu e os dois mais crescidos. E tenho o coração partido porque fui pôr a mais pequena à escola. Enquanto ele na semana passada saía feliz da vida por ir para a escola, a mais pequena, hoje, chorou como nunca por ter que ficar na escola, quando os irmãos ficavam em casa. Tenho o coração ferido de a ter obrigado a ir à escola, onde com toda a certeza se diverte muito mais entre os amigos e no parque cheio de brinquedos, que comigo enfiada em casa com mais um filho doente. Mas ela pediu-me para ficar. Ela queria ficar e eu deixei-a lá. E eu estou em casa com dois, podia ficar com três... Por isso procuro na internet quem me inspire. Quem me mostre que ser mãe a tempo inteiro não é só levantar-me a cada cinco segundos para dar uma banana, para ir à casa de banho, para mudar a fralda, pôr roupa a lavar e estender, fazer almoço, lanche e outro lanche e arrumar a cozinha. Estou em crer que a partir de amanhã tenho três crias em casa em modo férias (ainda forçadas) até meio de Setembro. E preciso de encontrar inspiração para ser melhor mãe, para não demonstrar qualquer frustração por não conseguir fazer mais. Se eles são o mais precioso que tenho, e são, são mesmo, só tenho que aprender a viver deste modo: mãe a tempo inteiro.

Nenhum comentário: