terça-feira, 1 de abril de 2014

Ovos, ovos e mais ovos!

Todos os anos os meus filhos pedem para pintar ovos. Na verdade, é uma atividade ultra barata (sobretudo porque cá em casa há sempre alguém a fazer anos na Páscoa e o que não faltam são ovos ou a casca deles!) e que os distrai por um bom par de horas ou mais! Normalmente deixo na mesa os ovos (evidentemente vazios, depois de extrair o interior com dois furos feitos com uma agulha), um prato para cada um, tintas e pincéis. Posso dar uma dica ou outra, mas normalmente não interfiro. É um trabalho deles e gosto de ver as ideias de cada um. Mas terminada a tarefa, fico sempre com a sensação de algo inacabado. Onde vamos pôr os ovos? Que fazemos com eles depois de secos? O destino costuma ser sempre um centro de mesa para o almoço do domingo de Páscoa, mas este ano quero algo diferente. Até porque, não gosto do conceito de entreter os miúdos só por entreter. Gosto de os estimular a fazer algo novo. Gosto que aprendam qualquer coisa e que superem obstáculos ou dificuldades. Só assim faz sentido, eu acho. E por isso este ano vou propor-lhe que pintem os ovos à sua maneira, sim senhor, mas com o objetivo de fazer um boneco. Se passar um linha pelo furos, posso unir vários ovos e fazer figuras articuladas! Além disso, para além das tintas, vou incentivá-los a fazer colagens e acho a aplicação da técnica do guardanapo uma mais valia!
Nas pesquisas que fiz, também encontrei soluções para as caixas de cartão: não só como embrulho para oferecer algo, mas até como meio para fazer um outro boneco.
E porque a cozinha é de facto um dos nosso lugares preferidos, dos cinco cá de casa, acho que vou experimentar fazer ovos coloridos para rechear. Tem tudo para ser saboroso para o palato e divertido. Na verdade é apenas uma outra forma de pintar... e de cozinhar!
Ora fiquem com as ideias e ganhem inspiração. Na próxima semana os miúdos já estão de férias...





Nenhum comentário: