terça-feira, 8 de abril de 2014

Um livro que quero muito ler

Acho que já toda a gente ouviu falar da Vânia e dos seus lenços para compor a imagem de uma mulher que está a ultrapassar uma doença oncológica. Pelo menos já muito se escreveu na blogosfera sobre esta mulher guerreira!
Com 31 anos e recém casada, a portuguesa Vânia Castanheira preparava-se para pensar em ser mãe, quando de repente recebe a notícia de que tem cancro de mama. Uma notícia bomba para qualquer pessoa e para a Vânia, claro, também. Mas com uma força absolutamente incrível, a Vânia agarrou-se à vida e transformou o pior momento da sua vida, num momento de viragem, de mudança. Diz ela: “Ter recebido o diagnóstico de cancro nesta fase da minha vida tornou-me mais viva. Pode parecer estranho, mas sinto-o, não como um problema, mas como uma oportunidade de mudar. Só assim tive a capacidade e a coragem de fazer alterações na minha vida.”
É a partir daqui que nasce o livro  "O Cancro foi a minha cura", onde Vânia partilha um pouco da sua vida, do que era antes de ter ficado doente; da pessoa em que se transformou, das mudanças que ocorreram na sua vida e no modo de encarar o mundo.
Mais do que um bom romance, vocês sabem que eu sou completamente fã de testemunhos reais. Em filmes ou em livros, adoro ler histórias verdadeiras, com gente real, com gente que inspira e eu tenho a certeza que este livro deve ser uma enorme inspiração.
A Vânia lançou uma campanha solidária absolutamente notável e ao mesmo tempo tão simples: uma campanha de recolha de lenços para entregar às mulheres carecas pelo cancro. Ela própria ajuda a colocar o lenço da forma mais original e que mais favorece cada rosto. Nesta sua passagem por Portugal, a autora traz na bagagem muitos lenços para entregar no Hospital São Francisco Xavier e no Instituto Português de Oncologia.
Decidida e lutadora, Vânia, para além do livro que agora apresenta, também tem partilhado toda a sua luta no blog http://minhavidacomigo.com/ que conta com mais de 100 mil seguidores em Portugal e no Brasil, país onde atualmente vive.
Com chancela da Matéria-Prima edições, "O cancro foi a minha cura" é apresentado na quinta-feira de Páscoa, dia 17, pelas 19 horas, na FNAC do Chiado.

Este é sem dúvida um livro que quero muito ler.

Nenhum comentário: